sábado, 17 de dezembro de 2011

Transporte alternativo do Jaboatão entra em ação em 2012 com muitas novidades


Após postar matéria sobre o projeto de Lei 035/2011 que trata do transporte alternativo, tive a oportunidade de conhecer melhor os trabalhos que estão acontecendo nesta área em Jaboatão.
Hoje pela manhã passei na confraternização dos profissionais do transporte alternativo que aconteceu em piedade e conversei com o Presidente da COOTRAPE, na ocasião conhecei os ônibus que irão circulara a partir do dia 15 de janeiro de 2012.
Entrevista com o Presidente: Alexandro
Pergunta: Que tipo de transporte os usuários vão receber  em 2012?
Alexandro: Hoje existem em Jaboatão cerca de 387 ônibus (micro) representando a frota do transporte alternativo do Jaboatão. Vamos substituir a frota em 300 novos ônibus representando 78% da frota existente. Os jaboatonenenses vão receber estes ônibus, mas não é só a frota que esta sendo substituída.

Pergunta: O que mais o povo pode esperar em janeiro com a nova frota?
Alexandro: Estamos treinando todos os nossos profissionais, o importante é entendermos que deve haver uma mudança na mentalidade de cada profissional, vamos treinar, mostrar que cada pessoa que entrar no transporte alternativo será tratado como cliente. Nosso transporte é bem diferente dos das outras cidades, aqui em Jaboatão existem 387 proprietários, cada um é dono do seu próprio negocio. Nossa frota esta equipada com elevador para cadeirantes, a lei estabelece um percentual, em Jaboatão como cada usuário é sua própria empresa, cada ônibus tem este equipamento instalados. Tem mais, em todos os nossos ônibus instalamos câmara de filmagem interna e externa, vamos acompanhar tudo o que acontece, tanto internamente como externamente ao ônibus.

Pergunta: Quais as vantagens do transporte do Jaboatão?
Alexandro: Bem, teremos um lugar reservado para as pessoas obesas, bancos especiais. No caso dos cadeirantes, temos além do elevador, existem um lugar especial com cadeira de apoio e uma cigarra para que o cliente cadeirante possa acionar quando precisar descer. O som é diferente.

Pergunta: Como vai funcionar o transporte alternativo, a parte funcional?
Alexandro: Como você pode ver, existe uma catraca (pegando mostrando), esta catraca tem um sistema que controla todas as passagens, no determinado dia do mês, estes dados são repassados para o Consorcio Metropolitano, os valores são repassados diretamente (dados da catraca eletrônica), o Consorcio desconta os 4% pela prestação dos serviços, desconta o valor do financiamento (do carro) e repassa para cada motorista o saldo.

Pergunta: Os ônibus estão sendo financiados? Qual o valor das prestações e enquanto mês?
 Alexandro: Todos os 300 novos ônibus estão sendo financiados pelo BNB. As prestações ficam em torno de R$ 3.900,00 (três mil e novecentos reais) em 60 meses.

Pergunta: O que falta para os novos ônibus rodar em Jaboatão?
Alexandro: Estamos na fase final de regularização, documentação e burocracia para legalização. Esta semana estou tratando disso. Acredito que no dia 15 de janeiro faremos uma viagem inaugural. Vamos convidar as autoridades, o Prefeito, e você.

Pergunta: Sobre o Projeto 035/2011, vocês já avaliaram? Quais as alterações propuseram? Sabem quando vai ser votado?
Alexandro: Sim, já discutimos e entregamos ao Presidente Neco. A nossa alteração diz respeito às regras do Consorcio, agente concorda com o Consorcio, mas, Dílson Peixoto na época engessou o processo. Jaboatão tem características diferentes e precisam ser levadas em consideração estas características, temos uma legislação especifica que precisa ser respeitada, é isso.

Comentário: Tive a oportunidade de subir nos ônibus e verificar in loco e conversei com um dos projetistas do projeto. Existem dois tipos de ônibus, um menor e outro com mais lugares, no entanto, todos possuem os elevadores para cadeirantes e os lugares para as pessoas obesas. Segundo o projetista, a concepção do projeto que foi construído unicamente para Jaboatão teve como base a observação do dia a dia do usuário. Quero parabenizar aos cooperativados pela conquista e a Direção da Cooperativa pela luta e conquista. Nossa sugestão para a Direção é que nos próximos projetos tenhamos ar condicionado nos transportes.

7 comentários:

  1. Ammigo Roberto, para chegarmos a alcançar essa conquista tivemos uma longa luta. O transporte foi municipalizado em 1997. A antiga EMTU, hoje Consórcio Grande Recife, atrapalharam muito nosso desnvolvimento. A EMTU sempre esteve a serviço dos grandes empresários. Talvez por conta disso a Prefeitura nunca tenha investido um único centavo.

    ResponderExcluir
  2. Amigos Permissionários, temos que ficar atentos porque já chegou fim do goeverno de Elias Gomes e nós só temos levado chicotadas de Evandro Avelar. Ele tem retardado tudo para nos prejudicar. Desde quando estava na EMTU, ele estava a serviço dos empresários de ônibus. Ainda não temos segurança de nada. Temos sido perseguidos o tempo todo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Roberto, você esquece de perguntar algo bastante importante e cobrado pelos jaboatonenses quando tratam do transporte complementar da cidade, a questão da implantação do Vale Eletrônico Metropolitano, o VEM. Tem alguma informação a esse respeito? Esses novos ônibus já vêm com esse sistema de bilhetagem implantado?

    ResponderExcluir
  5. Ricardo,
    Os ônibus já vem com o sistema de bilhetagem implantada. O sistema já está interligado com o Consorcio Metropolitano de bilhetagem, pelo menos foi isso que Alexandro nos informou no sábado.
    Roberto Santos

    ResponderExcluir
  6. A promotora Dra Dalva Cabral do Ministério Publico,na época trabalhando em Jaboatão,investigou a denuncia sobre fraude do Transporte Alternativo em Jaboatão dos Guararapes.
    E concluiu que realmente houve fraude,matéria publicada no Diário Oficial do Estado.
    Porque terminou em pizza?

    ResponderExcluir

Um 2012 repleto de realizações